sábado, 31 de outubro de 2015

Curiosidades dos idiomas - As 5 palavras mais importantes em Japonês

No dia a dia no Japão, acabamos conhecendo muitas palavras, cuja importância vai além do uso habitual. Algumas dessas palavras no ajudam a entender um pouco mais sobre como os japoneses pensam e o valor que elas tem dentro da cultura japonesa.


  • YOROSHIKU

“Yoroshiku” é um termo difícil de ser traduzido em outras línguas, mas normalmente é referido como “Prazer em conhecê-lo” ou “Conto com sua ajuda”. Mas ao pé da letra, significa “Por favor, seja bom para mim”. As formas formais dessa expressão são Yoroshiku Onegai shimasu ou Dozo Yoroshiku.
Essa saudação é usada especialmente quando somos apresentados pela primeira vez a alguém ou então quando pedimos um favor. Embora o significado literal pareça meio sem sentido para nós, essa expressão passa um sentimento de humildade e é de grande importância para todos os japoneses.

  • ITADAKIMASU

Itadakimasu pode ser traduzida como “Eu humildemente recebo”. Trata-se de uma expressão usada sempre antes de saborear uma refeição. É uma forma de agradecer a todos os seres vivos que se sacrificaram ou trabalharam para que você pudesse ter a refeição que está prestes a consumir.
  • GENKI
Genki é uma saudação muito usada no dia a dia no Japão, que pode ser comparado ao nosso “Tudo bem?” ou “Como está?”. Mas ao pé da letra, significa algo como “saúde, energia, entusiasmo”. Mas seu conceito vai muito além pois esta palavra vem do chinês yuán qì que significa “fonte do espírito”.
Ou seja, quanto mais saúde e entusiasmo pela vida, mais estaremos alimentando o nosso espírito com bons fluidos. E isso é comprovado!
  • ARIGATÔ
Se tem uma palavra japonesa que todo mundo conhece, essa palavra é “Arigatô”. Bem, o significado como todos sabem é “Obrigado” e nem é preciso mencionar a importância dessa palavra. Para deixar a expressão um pouco mais formal, você pode dizer “arigatou gozaimasu” ou “doumo arigatou”.
  • MOTTAINAI
Mottainai pode ser traduzido de forma geral como “desperdício”, mas seu conceito é bem mais amplo que isso. Para entendermos temos que relembrar os tempos difíceis do pós-guerra, onde a fome e a pobreza reinava no Japão. Sendo uma ilha de poucos recursos naturais, os japoneses aprenderam a valorizar cada grão de arroz. Mas seu conceito pode ir além de repudiar o desperdício material. Também abrange ações que geram desperdício de qualquer natureza, incluindo emocional e espiritual.
Fonte: http://www.japaoemfoco.com/10-palavras-importantes-para-os-japoneses/

Nenhum comentário:

Postar um comentário